HOME | BIOGRAFIA | FOTOGRAFIA | ARTES PLÁSTICAS | NOTÍCIAS  |  CARTOON E CARICATURA | DESIGN | JORNALISMO | LETRAS | PROJECTOS
 

 

 

 

BIOGRAFIA CRONOLÓGICA

 

 

  

Com Mário Soares em 1991 - Foto: António Pedro Ferreira

 

 

1959
João Pedro Palma nasce em Serpa, Alentejo, a 13 de Agosto.

 

1975

Publica os seus primeiros desenhos no Mundo de Aventuras

 

1978
Muda-se com os pais para Lisboa a fim de continuar os estudos, depois de ter concluído o liceu, em Beja. Pedro Palma deambula por diversas instituições de ensino, entre letras e ciências (ramo de Belas Artes). Inicia-se na banda desenhada e ilustração infantil.

 

1979
Trabalha como criativo júnior em agências de publicidade.


1980

Publica o seu primeiro cartoon político no semanário Tempo.


1982

Colabora como cartoonista no Último Jornal  da RTP


1983

Começa a colaboração no Diário de Notícias e Bisnau.


1984

Casa e vai para Paris, onde assume a função de Director Artístico adjunto, da revista JeuneAfrique com a qual ainda hoje colabora, pontualmente. Nesse período, publica também na secção literária do Le Fígaro Magazine.

1985

Inicia a sua actividade como cartoonista editorial no semanário Expresso, colaboração que se manteve até 1992 ao mesmo tempo que retoma a colaboração no Diário de Notícias. Ainda nesse ano desempenha funções de Director Artístico da revista Grande Reportagem.


1988

Lança uma colecção internacional de caricaturas intitulada Faces of the World que é distribuída internacionalmente. Em Portugal os seus trabalhos são distribuídos pela agência noticiosa LUSA e publicados na maior parte dos jornais de âmbito nacional.

 

1989
Publica semanalmente no Diário de Lisboa  e no Açoriano Oriental.


1990

Assina como membro da Cartoonists & Writers Syndicate, de Nova Iorque, passando a ser publicado em mais de 250 jornais e revistas de 40 países de todo o mundo, incluindo Portugal. Hoje é membro do The New York Times Syndicate.


1992

Inicia uma longa colaboração com a revista Exame, integrando a equipa fundadora. Ainda neste ano se estreia nas páginas do Jornal de Notícias, com cartoon editorial e caricatura. Colabora com o jornal O Primeiro de Janeiro, durante vários anos.


1993

Passa a publicar também na revista Valor. Colaboração que mantém até 1997.


1995

Reafirma a sua colaboração com o Jornal de Notícias com a publicação semanal de meia página de opinião.

1997

Os seus trabalhos passam a ser publicados semanalmente no Jornal de Negócios.


1999

Assina pela revista Focus um cartoon semanal "Palmada".


2001

Volta a publicar no Diário de Notícias, 15 anos depois de ter interrompido a colaboração com esse diário. Publica entre Setembro e Dezembro "As Histórias do Cão Amarelo" (sobre a introdução do euro).

2001
Assume as funções de Editor Responsável da Revista do Ar, onde assina várias reportagens sobre aviação.


2002
Escreve (semanalmente) a crónica “O Sexo e a Cidade” para a Rádio Central FM (Leiria).


2003
É Enviado Especial do
Diário de Notícias para cobertura da Guerra do Iraque na fronteira turco-iraquiana.

2005
Publica o seu "derradeiro" álbum DIREITOS DO HOMEM - EM CARTOONS E CARICATURAS, colocando termo à sua carreira de cartoonista. O livro foi lançado em cascais e editado pelo jornal Público com o Alto Patrocínio da Amnistia Internacional e com prefácio do então Presidente da República, Jorge Sampaio.

2006 (Março)

Inaugura no centro de Cascais uma galeria de arte (restrita ao público em geral) com trabalhos de de pintura e fotografia da sua autoria. Pedro Palma concilia as suas actividades de jornalista, designer de comunicação, pintura e fotografia.
 

 

BIOGRAFIA CRONOLÓGICA | EXPOSIÇÕES | PRÉMIOS | O QUE SE DISSE DE PEDRO PALMA | O QUE PEDRO PALMA DISSE | HOME